
Artigo de pesquisadores do LAM sobre primeiro emprego
Quais são as características e os efeitos da primeira escolha ocupacional sobre a carreira do jovem? Neste artigo, fruto da dissertação de mestrado da pesquisadora Bárbara Carrijo, analisamos o primeiro emprego e como um início de carreira pode ser fundamental.
O artigo foi publicado na International Review of Applied Economics, de autoria da pesquisadora Bárbara Carrijo e em co-autoria com Sandro Monsueto e Larissa Barbosa.
São usados modelos econométricos sobre as base de dados da PME. Os principais resultados mostram que os jovens entram no mercado de trabalho principalmente em ocupações de menor status. Contudo, isso gera um efeito de dependência. Entrar no mercado por meio de uma ocupação "ruim", de menor qualidade, tende a "segurar" o jovem em uma posição mais baixa. Esse efeito é particularmente mais alto entre as mulheres.
As implicações políticas imediatas são a maior necessidade de uma preocupação com a qualidade dos postos de trabalho gerados para servir de porta de entrada no mercado. Políticas governamentais atualmente em vigor, tal como os programas “Primeiro Emprego” e “Jovem Aprendiz”, e novas propostas devem levar em conta tais resultados.
Link para o artigo:
The first job and occupational trajectories: young workers in Brazil between 2002 and 2016
Categories: Geral Artigos publicados