empirical

Por que os jovens optam por não sair de casa?

Artigo fruto da dissertação do pesquisador Vinícios Canto na Empirical Economics Letters analisa a "Geração Canguru".

Artigo: Why do Young Choose not to Leave Home? An Assessment of Parental Coresidence in Brazil

Wakeska Monteiro (PPGECON/UFG e CADE) e Vinícios Canto Fernandes (PPGECON)

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano de 2002, um quarto dos brasileiros de 26 a 35 anos de idade estavam na “Geração Canguru” e ainda residiam com os pais, dos quais eram dependentes. Dez anos depois, esta proporção se elevou em mais de 30%. É possível que este crescimento seja motivado por fatores econômicos e que parte destes filhos recorra à extensão do tempo de coabitação com os pais como um mecanismo de elevar o próprio salário de reserva e também de adquirir mais anos de escolaridade, suavizando uma transição à independência domiciliar. Este trabalho propõe colher evidências de um aumento do tempo médio de permanência na casa dos pais e se este aumento está vinculado à situação ocupacional e à demanda por capital humano. Para isso, buscou-se identificar os indivíduos de 18 a 35 anos que deixaram o domicílio dividido com pais, usando dados da Pesquisa Mensal de Emprego (PME) e regredir a probabilidade de saída contra variáveis de condição de composição da família, ocupação, escolaridade e frequência escolar. Os resultados revelam que os filhos têm alongado o tempo de permanência no domicílio dos pais, especialmente os homens de 26 a 35 anos de idade e que estar desempregado e estudar influem negativamente na probabilidade de saída.

Link para a publicação:

Fonte: LAM/FACE