abep

Participação do LAM no encontro da ABEP

O LAM participa do encontro da ABEP apresentando um artigo sobre imigração de haitianos. 

O artigo será apresentado pelo pesquisador Felipe Pureza Cardoso, hoje aluno de doutorado no Cedeplar/UFMG, no Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP), que ocorre entre os dias 22 e 24 de novembro, na Unicamp.

 

Artigo: UMA ANÁLISE SOBRE O DIFERENCIAL SALARIAL ENTRE OS IMIGRANTES HAITIANOS E OS BRASILEIROS, VENEZUELANOS E ARGENTINOS NO MERCADO DE TRABALHO FORMAL PAULISTA"

Autores: Felipe Pureza Cardoso (Cedeplar/UFMG) e Sandro Monsueto (FACE/UFMG)

Resumo:

Um terremoto com epicentro próximo a Porto Príncipe ocorrido em 2010 gerou um fluxo migratório de pessoas nativas do Haiti em direção ao Brasil, com cerca de 174 mil permissões de ingresso concedidos de 2010 a 2022. Nesse contexto, este trabalho tem por objetivo verificar a situação dos trabalhadores haitianos do sexo masculino no mercado de trabalho formal paulista a partir da ótica do diferencial de rendimentos. Para isso, são estimadas equações de salários a partir de dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) de 2021 do estado de São Paulo e utilizada a decomposição de Oaxaca-Blinder para analisar um eventual diferencial de salários entre haitianos e brasileiros, argentinos e venezuelanos. Os resultados indicam que os trabalhadores do país caribenho estão em uma situação de desvantagem em relação às outras nacionalidades, com evidências apontando para a presença de um mismatch vertical entre aqueles com ensino superior completo e para a existência de discriminação por origem.
Mais informações sobre o evento: https://www.nepo.unicamp.br/encontro2023-gts-abep/

Fonte: LAM/FACE

Categorias: Noticias