clabes

Artigos do LAM no XII CLABES

O LAM apresenta dois artigos de análise da evasão acadêmica.

O LAM apresenta dois artigos no XII CLABES (https://clabes.uct.cl/), evento organizado para analisar ações de acompanhamento, inclusão e permanencia de estudantes no ensino superior. Os artigos são parte do projeto da Plataforma SISSA, que conta com a participação do LAM.

Impacto da tutoria por pares sobre discentes com maior risco de abandono no ensino superior

Ingrid Machado Mendonça; Sandro Eduardo Monsueto; Matheus Ferreira dos Reis; Vitória Lissa Mendes Rocha; Fernanda Cristina da Silva

O presente trabalho busca analisar os efeitos da realização de um programa de tutoria por pares nos resultados acadêmicos de discentes do ensino superior. Para tanto, são usados dados de cursos de uma universidade pública brasileira, participantes de um estudo piloto com a oferta de um programa de tutoria por pares, onde os tutores são discentes dos próprios cursos especialmente treinados para o atendimento e acolhimento de alunos em dificuldade acadêmica. Para avaliar os efeitos do programa, o desempenho de alunos atendidos e não atendidos é comparado usando o método de Propensity Score Matching. Os resultados mostram que a atitude mais proativa do programa proposto de tutoria por pares conseguiu atingir aos discentes com maiores riscos de evasão acadêmica. Além disso, os discentes atendidos apresentaram melhores resultados acadêmicos nas disciplinas matriculadas. Tais resultados parecem indicar que ações como a tutoria por pares podem ser capazes de mitigar o efeito de fatores relacionados com o fenômeno da evasão acadêmica, sendo especialmente mais benéfica para aqueles alunos com maiores riscos de abandono.

Nível de concorrência dos cursos e tempo de permanência dos alunos no ensino superior

Matheus Ferreira dos Reis; Sandro Eduardo Monsueto; Ingrid Machado Mendonça; Vitória Lissa Mendes Rocha

Este trabalho objetiva caracterizar a evasão acadêmica nos cursos de graduação da Universidade Federal de Goiás (UFG), investigar o papel desempenhado pelo nível de concorrência dos cursos no fenômeno de evasão acadêmica no ensino superior, com base na hipótese de que a demanda e a competitividade dos cursos podem influenciar o processo de evasão acadêmica, levando em conta a relação com o prestígio do curso. Para tanto, foram utilizados dados da UFG, considerando os dados de ingressantes durante o período de 2015 a 2022, agrupando os cursos segundo seu nível de concorrência a partir das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A estratégia empírica adotada consiste no uso de modelos de duração, bem como o estimador não-paramétrico de Kaplan-Meier. Os resultados evidenciam que, quando comparado aos cursos com maiores níveis de concorrência, alunos de cursos de baixa concorrência possuem menores chances de sobrevivência. Isso sugere que a relação entre prestígio e concorrência pode atuar como um incentivo para uma maior persistência dos estudantes, devido às maiores oportunidades de retornos futuros.

Fonte: LAM/FACE

Categorias: Noticias