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The superstar effect on colour discrimination in the Brazilian cultural labour market

Artigo de pesquisadores do LAM sobre economia da cultura e discriminação

O artigo é fruto da monografia de graduação da egressa Thais Alves, resultado da pesquisa de análise do mercado de trabalho em economia da cultura. O artigo foi publicado no International Journal of Economic Policy in Emerging Economies e pode ser acessado no link: https://www.inderscience.com/info/inarticle.php?artid=141567

 

Autores: Thais Alves da Silva; Sandro Eduardo Monsueto; Marizélia Ribeiro de Souza; Jaqueline Moraes

Resumo:

Este artigo tem como objetivo analisar o papel que os indivíduos conhecidos como superstar possuem sobre a discriminação por cor no mercado de trabalho cultural brasileiro. São usados dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua entre 2012 e 2018 para se trabalhar com a hipótese de que essas pessoas podem utilizar seu talento extraordinário e popularidade para reduzir o componente de discriminação associado à remuneração. As ocupações culturais são divididas entre aquelas tidas como comuns e aquelas com maior potencial de surgimento de superstars. Como se espera uma renda mais alta entre esses últimos, são estimadas regressões quantílicas para captar o impacto das variáveis nos diversos pontos da distribuição do rendimento. O uso de uma decomposição dos diferenciais permite confirmar a hipótese de que o efeito da discriminação por cor diminui quando o trabalhador atinge o status de superstar. São obtidos resultados distintos segundo gênero e idade, que revela a presença de um efeito superstar entre as mulheres mais jovens.

Source: LAM/FACE

Categories: Noticias