
Artigos do LAM no Encontro da Anpec
Artigos aprovados no 50º Encontro Nacional de Economia da ANPEC.
Dois artigos foram aprovados no 50º Encontro Nacional de Economia, a ser realizado em Fortaleza - CE, dos dias 06 a 09/12 deste ano. Ambos são frutos de pesquisas e parcerias desenvolvidas pelo LAM.
Os artigos são:
- TRIBUTAÇÃO DE ALIMENTOS COM ADIÇÃO DE AÇÚCAR: UMA ANÁLISE DE SIMULAÇÃO PARA O BRASIL
RHAMON TALLES DE OLIVEIRA PEIXOTO (FGV-SP/EESP) - LARISSA BARBOSA CARDOSO (UFG) - LORENZO LUIZ BIANCHI (EVEX-ENAP) - MARCO TÚLIO ANICETO FRANÇA (PUC-RS)
Esse trabalho tem como objetivo verificar os efeitos da taxação com base no açúcar de adição sobre a demanda por alimentos, a partir dos dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) de 2017-2018. Em geral, a política de taxação tem sido utilizada como ferramenta importante na mudança de hábitos alimentares nocivos, como o consumo em excesso de açúcar, que está associado a doenças cardíacas e diabetes. Como método, foi utilizado a estimação de um sistema de demanda (QUAIDS), com o objetivo de obter as elasticidades preço e a partir disso simular os efeitos da taxação sobre a quantidade adquirida de alimentos. O imposto proposto é de 1% para cada grama de açúcar adicionado em 100 gramas de alimento. Os resultados mostram que a taxação contribuiria para tornar a dieta do brasileiro mais rica em termos nutricionais, ao aumentar a aquisição de Frutas e Hortaliças, e mais pobre em ingestão de açúcar de adição, ao diminuir a aquisição de Açúcares e Bebidas Adoçadas, sendo essas as duas principais fontes de açúcar adicionado.
- DIFERENCIAIS DE DESEMPENHO ACADÊMICO NO ENSINO SUPERIOR ENTRE EGRESSOS DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS NO BRASIL
MATHEUS FERREIRA DOS REIS (UFG) - VITÓRIA LISSA MENDES ROCHA (UFG) - INGRID MACHADO MENDONÇA (UFG) - SANDRO EDUARDO MONSUETO (UFG)
O artigo desenvolvido a partir das monografias de integrantes do LAM possui o objetivo de analisar o papel exercido pelo tipo de escola cursada durante o ensino médio na determinação do desempenho de estudantes do ensino superior. O trabalho inova ao utilizar dados mais precisos e atualizados e realiza uma instrumentalização considerando o papel da origem socioeconômica empregando dados do consumo residencial de energia. Por meio da metodologia de regressões quantílicas confirma-se um melhor desempenho de alunos provenientes da rede privada, o que parece evidenciar um importante papel da origem social sobre o sucesso no ensino superior brasileiro.
Parabéns aos autores e coautores!
Fuente: LAM/FACE